sexta-feira, 7 de abril de 2017

Saiba a Diferença entre Quiropraxia e Massoterapia

Embora tanto a Quiropraxia quanto a Massoterapia exerçam função direta sobre o corpo do cliente, identificando problemas e manipulando os músculos e pontos que precisam ser tratados, uma profissão difere da outra por questões técnicas de formação e aplicação de métodos.

Entenda melhor a diferença entre quiropraxia e como cada uma pode auxiliar o cliente a solucionar seus problemas.


QUIROPRAXIA

O profissional em Quiropraxia passou 5 anos em estudo para exercer a função que lhe é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Esta profissão trata de diagnosticar problemas relacionados ao sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos que se desencadeiam de desordens ligadas ao mesmo, como subluxações e problemas articulares provenientes, ou não, de sobrecarga e movimentos repetitivos.


A origem da quiropraxia teve início no ano de 1895 através do canadense D. D. Palmer, que ao tratar um cliente percebeu a relação entre seus problemas de coluna e sua deficiência auditiva em fase inicial.

Já na década de 70, dois professores renomados, J. Cyriax de Londres e Renée Cailliet dos Estados Unidos, estudaram a técnica conhecida como Quiropraxia e perceberam que os problemas de coluna podiam estar relacionados à musculatura, nervos, tendões, raízes nervosas, periósteo, fáscia, entre outras causas, ao invés da estrutura óssea propriamente dita. Sendo assim, a Quiropraxia obteve o apoio do governo americano na instituição de cursos para a formação de profissionais do método.

Os estudos foram realizados durante a era da revolução industrial, quando os trabalhadores das indústrias passaram a exercer grande sobrecarga sobre os músculos da coluna e geralmente lhes eram recomendados a intervenção cirúrgica sem muito sucesso.


MASSOTERAPIA

A massoterapia é o estudo que promove a sáude, qualidade devida e bem estar do cliente através de massagens com técnicas orientais e ocidentais. Trata-se de um método terapêutico que exige estudo de mais de 1200 horas para atuação técnica.


O massoterapeuta atua em pelo menos 3 áreas distintas, relaxamento, desportiva e estética. Ele desenvolve especialidade sobre os gânglios linfáticos, ativação da circulação sanguínea, desinflamação das articulações, alívio do estresse, relaxamento muscular, bem estar e equilíbrio mental.